Viaje Bem

A Transal disponibiliza à você dicas para fazer uma viagem com segurança e tranqüilidade.


Viaje com segurança!

Viaje com segurança!

Motorista, para que você possa pegar a estrada com toda a segurança, atenção às dicas antes de pegar a estrada.

REVISÃO DE SEU VEÍCULO - Efetue a revisão de seu veículo antes da viagem onde devem ser observados alguns itens importantes como: o estado dos pneus e a sua correta calibragem,o nível do óleo do motor, o nível da água do radiador, o ajuste do sistema de direção, as condições dos freios, dos limpadores do para-brisa e de todas as luzes externas do veículo, inclusive o pisca-alerta e também as condições do macaco, do triângulo de sinalização e da chave de rodas. Não esqueça de verificar se o pneu estepe está em boas condições e calibrado convenientemente. Os retrovisores externos e o interno devem estar em perfeitas condições.

PRINCIPAIS CUIDADOS - Entre os procedimentos mais importantes que os motoristas devem ter ao volante, deve ser destacado o fato de que o condutor precisa estar sempre descansado; fazer uso do cinto de segurança; ultrapassar quando houver total segurança e visibilidade; usar farol baixo sob chuva ou neblina; manter distância segura do carro da frente; reduzir a velocidade e não frear bruscamente; não fumar dentro do carro e evitar parar no acostamento. Nesse caso, sendo inevitável, o motorista deve ligar o pisca-pisca, colocar o triângulo e galhos de árvores como alerta. Além disso, todos os ocupantes do carro devem sair e permanecer longe da pista. Caso o motorista precise parar em uma curva, deve colocar a sinalização de forma que outros percebam o problema antecipadamente.

CHUVAS -
As primeiras chuvas são perigosas, pois são elas que deixam as pistas mais escorregadias e o usuário não percebe o perigo que tem pela frente caso não diminua a velocidade e aumente a atenção. Desta forma, o motorista precisa ter consciência de que deve mudar sua maneira de dirigir quando está chovendo, e o carro tem que estar preparado e em condições de trafegar em pista molhada.

CRIANÇAS - As crianças menores de 10 anos só podem ser transportadas no banco traseiro do carro, no bebê conforto, em cadeirinhas especiais ou em assentos de elevação ou mesmo usando o cinto de segurança de acordo com a faixa etária de cada uma, conforme previsto na Resolução 277 / 08 do Conselho Nacional de Trânsito.

ATENÇÃO E FOCO - Não fale ao celular quando estiver dirigindo e só fale o essencial com os demais passageiros do veículo. Toda a atenção deve estar focada no trânsito, observando os obstáculos e as normas de sinalização da via. Não ultrapasse em curvas, aclives, nos túneis e em declives. Somente ultrapasse outro veículo onde for permitido e com toda segurança. Em caso de neblina respeite a as normas de advertência constantes na via.


Fonte: BR 101 Sul



Voltar