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15/03/2011

Um caminhão, dois combustíveis

Caminhão "flex" usa dois tipos de diesel, comum e biodiesel. Motor já está sendo testado.

Carros flex, que rodam com gasolina ou etanol, a gente já conhece. Agora, foi criado um caminhão que pode ser abastecido tanto com diesel comum quanto com biodiesel. A novidade está sendo desenvolvida pela MAN América Latina, a montadora alemã que fabrica no Brasil os pesados da Volkswagen. O sistema de injeção inteligente Dual Fuel (duplo combustível) dosa eletronicamente, de acordo com a necessidade, o fornecimento adequado para o motor de um dos dois tipos de diesel. Essa tecnologia reduz as emissões de gás carbônico (CO²) e outros materiais que poluem o ar. O motor já está sendo testado nas ruas e no trabalho do dia a dia por algumas empresas. No Challenge Bibendum, evento organizado pela Michelin para promover soluções de transporte menos poluentes, um Constellation 17.250 abastecido com B100, ou 100% de biocombustível, obteve nota máxima nas categorias de consumo de combustível, menor nível em emissões de CO², dirigibilidade e aceleração.


Fonte: Revista ChAPA do Caminhoneiro


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