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13/01/2011

Saiba como evitar a reprovação na Inspeção Veicular Ambiental

Todos os veículos que são registrados na cidade de São Paulo devem passar obrigatoriamente pela Inspeção Veicular Ambiental. Uma verificação básica feita em casa pode indicar se o veículo será aprovado ou não. Para realizar esta prévia, acompanhe as 13 dicas do Portal WebMotors:

- Cuidado com qualquer vazamento de óleo, pois esse item reprova o veículo antes do teste de emissões. Verifique também se o nível do óleo não está baixo. Em seguida, dê uma olhada na tampa do cárter, bujão, capa dos tuchos, tampa de válvulas e juntas, e confira se há algum vazamento;

- Misturar álcool com gasolina pode causar funcionamento irregular do motor, mais um motivo de reprovação;

- Cheque o escapamento. Verifique se há algum tipo de vazamento ou se libera fumaça preta. Em seguida, passe o dedo no escapamento já frio. Caso apareça uma fuligem preta, é sinal de que há problemas com o motor;

- Verifique itens como a bateria, motor de partida e alternador. Fique atento com a partida demorada;

- Cuidado com a refrigeração. Tenha certeza de que o radiador não está furado. Dê atenção às condições do reservatório de água, às mangueiras e à bomba d’água.  Vazamentos no sistema de refrigeração também reprovam o veículo na inspeção, antes mesmo de fazer o teste das emissões;

- Qualquer dano na mangueira de borracha que tem junto ao filtro de alguns automóveis também faz o carro reprovar de imediato;

- Antes da Inspeção Veicular Ambiental, é recomendável levar seu veículo para uma inspeção prévia realizada por um profissional;

- Peça ao mecânico para ajustar a marcha lenta e obter o maior rendimento do combustível;

- É importante o ajuste fino do carburador. Cheque se o combustível não está vazando pelas bordas;

- Troque velas, cabos de velas e, eventualmente, algum sensor do sistema de injeção ou carburador;

- Peça para algum mecânico verificar o funcionamento da válvula Canister;

- O documento tem que estar de acordo com o veículo, por exemplo, o carro não pode ter a cor diferente da descrita no documento. Qualquer tipo de desacordo pode reprová-lo;

- Se o carro for da Volkswagen e refrigerados a ar, verifique o coletor de admissão que deve estar ligado ao escapamento.  A mangueira do respiro do cárter deve estar presa ao filtro de ar.


Fonte: Brasil Caminhoneiro


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