Confira as últimas notícias sobre a Transal e o mercado de transportes.

10/02/2009

Ronda Transal - Santa Catarina

Explosão causa vazamento de óleo em ribeirão de Jaraguá do Sul

Uma explosão de um tanque de óleo da indústria textil Menegotti, em Jaraguá do Sul, provocou o vazamento em um rio próximo da empresa na manhã desta segunda-feira. O acidente foi por volta das nove horas da manhã no bairro Chico de Paula.

Não houve vítimas, mas cerca de dois mil litros de óleo foram parar dentro do ribeirão Chico de Paula que passa nas imediações da empresa. Bombeiros, Defesa Civil e funcionários da malharia trabalharam durante todo o dia na limpeza para minimizar os estragos. Eles colocaram bóias e mantas na água para conter o óleo.

O vazamento foi contido, mas a Fundação Jaraguaense do Meio Ambiente (Fujama) notificou a empresa e exigiu dela um relatório de impacto ambiental para apurar se houve algum dano ao meio ambiente.

O relatório deverá ser entregue ao órgão em até 5 dias. As causas da explosão ainda não são conhecidas. O presidente da Fujama, Cesar Humberto Rocha, explicou que o óleo é o mesmo utilizado para tinturaria. Segundo ele, não existe risco de se comprometer o abastecimento de água da cidade.

— Isto porque o acidente ocorreu após o trecho de captação da Samae (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto).

Rocha acrescenta que em termos de impacto ambiental, a quantia pode ser considerada "razoável" e se a mancha não fosse contida a tempo, os estragos poderiam ter sido maiores.

— Neste ponto a empresa mostrou boa vontade ao agir rapidamente para diminuir os danos causados.

Ninguém da direção da empresa foi localizado pela reportagem para comentar o fato.


Fonte: AN.COM.BR


Outras notícias