Confira as últimas notícias sobre a Transal e o mercado de transportes.

06/02/2009

Ronda Transal - Santa Catarina

Inaugurada a TV digital em Santa Catarina

O termo de consignação, que autoriza a transmissão da TV digital em Santa Catarina pela RBS TV, foi assinado no início da noite desta quinta-feira, na Assembleia Legislativa de Florianópolis.

Participaram da cerimônia o ministro das Telecomunicações, Hélio Costa, o presidente do Grupo RBS, Nelson Sirotsky, o conselheiro da empresa, Sérgio Sirotsky, o governador Luiz Henrique da Silveira e o vice-presidente das Organizações Globo, João Roberto Marinho.

— A tecnologia digital oferece muito mais do que uma imagem bonita e o som perfeito. Ela vai, eventualmente, trazer a interatividade, onde você vai poder usar o controle remoto para praticamente conversar com o outro lado onde está a câmera — explica o ministro.

A RBS TV é a primeira emissora de Santa Catarina a transmitir a programação em alta definição. A partir de agora, os telespectadores da Grande Florianópolis que sintonizam a RBS TV no canal 12, podem assistir à TV digital pelo canal 33, bastando apenas instalar um conversor. E na TV a cabo, o sinal digital está disponível no canal 512 para os assinantes do pacote HDMax. O sinal analógico continua sendo transmitido pelo canal 12 da TV aberta.

— Nos próximos anos, nós teremos a televisão totalmente digitalizada não apenas em Florianópolis como em todo o Estado — promete Nelson Sirotsky.

Primeiro programa em alta definição será o JA

A edição do Jornal do Almoço desta sexta-feira será o primeiro programa estadual em alta definição, marcando a chegada desta nova tecnologia ao Estado.

Os apresentadores e comentaristas do JA, Márcia Manfro, Mário Motta, Cacau Menezes, Miguel Livramento e Roberto Alves, vão ancorar o telejornal em alguns dos cartões-postais de Florianópolis, com iluminação e sonorização próprias para a captação de imagens e áudio em HDTV.

Uma reportagem especial sobre esses avanços tecnológicos vai ajudar os espectadores a entenderem melhor o que é, como funciona e como receber o sinal digital em casa, numa tevê portátil, via celular ou pela internet.


Fonte: Diário Catarinense


Outras notícias