Confira as últimas notícias sobre a Transal e o mercado de transportes.

20/05/2020

Retomada obras de ponte da BR/101 em Joinville-SC

De acordo com a Arteris Litoral Sul, serviços vão até setembro deste ano

Retomada obras de ponte  e a partir desta sexta-feira (15), a concessionária Arteris Litoral Sul dará início à nova etapa das obras de reforma e ampliação das pontes sobre os rios Pirabeirabinha (km 20,3) e Pirabeiraba (km 20,6) na pista sul da BR-101/SC (sentido Porto Alegre).

De acordo com a empresa, os trabalhos devem se concentrar agora na estrutura sobre a pista, com implantação de desvio de tráfego em ambos os sentidos – mantendo duas faixas de rolamento para cada sentido, mas com velocidade máxima de 60 km/h.

Ainda de acordo com a concessionária, as obras de reforma e ampliação de pontes construídas, originalmente, em época anterior à duplicação da BR-101/SC integram o contrato de concessão da empresa. Após o término dos trabalhos, previsto para setembro, as duas pontes reformadas passam a contar com acostamento – além do passeio para pedestres e ciclistas – já em uso. O investimento total da concessionária nas duas obras é de R$ 19 milhões.

A retomada das obras de construção civil foi autorizada em Santa Catarina no dia 1º de abril, conforme portaria 214. A concessionária toma todos os cuidados de prevenção ao coronavírus, com afastamento de profissionais em grupo de risco, uso de máscaras – além de reforço nas instruções de higiene e segurança nas áreas de convivência.

Os trabalhos serão realizados simultaneamente nas duas pontes e envolvem as atividades de remoção do pavimento, reforço estrutural com ampliação do tabuleiro em aproximadamente três metros, reconstrução da laje, recomposição do pavimento e da sinalização. As características da obra exigem a necessidade de desvio de tráfego no local.

Desvio de tráfego
O desvio projetado para permitir a sequência das obras foi planejado mantendo duas faixas para cada sentido – minimizando a interferência sobre o trânsito – e será implantado num trecho de 900 metros, entre os Kms 20,1 e 21. Nesse segmento, o trânsito no sentido norte (sentido Curitiba) passa a operar pela faixa da direita e acostamento (convertido em faixa de rolamento).

Retomada obras de ponte  já no sentido sul (sentido Porto Alegre), o fluxo da faixa da esquerda será desviado com sinalização para a pista oposta, enquanto que o fluxo da faixa da direita permanece liberado. A velocidade máxima permitida em ambos os sentidos neste local passa a ser de 60 km/h. Os trabalhos para implantação do desvio já estão em andamento e devem ser concluídos até sexta-feira (15). Nesse segmento, pedestres e ciclistas devem se locomover exclusivamente pelo acostamento da pista sul – com uso das passarelas das pontes já liberadas para utilização e com opção de travessia pela passagem inferior do km 20,9.


Fonte: Brasil do Trecho


Outras notícias