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15/08/2011

Produção de caminhões sobe 12% em 2011

Na semana em que o governo federal aprovou a prorrogação da isenção do Imposto sobe Produtos Industrializados (IPI), a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) informou que a produção de caminhões no Brasil entre janeiro e jul

Dessa vez, o indicador foi mais moderado que nos últimos dois meses e alcançou 11,9% em comparação ao mesmo período do ano passado. Nas categorias de caminhões das associadas à entidade o maior crescimento foi verificado entre os leves, alta de 20,5%.

Em seguida a maior produção foi de veículos semipesados, 19,3%, logo depois os semileves com crescimento de 10,5%. Na categoria pesados, a alta não foi tão expressiva, apenas 3,3%. Contudo, houve uma queda, de 1,7% para a produção de caminhões médios.

Ao total, foram colocadas 118.794 unidades novas no mercado brasileiro contra pouco mais de 106 mil nos seis primeiros meses de 2010. Desse total, 82,5% chegaram efetivamente às estradas brasileiras, conforme os dados da Anfavea. A liderança do mercado em termos de unidades vendidas no ano continua com a MAN Latin America, responsável pela marca Volkswagen, com 29.648 unidades.

Em segundo lugar vem a Mercedes-Benz com 24.398 veículos. A terceira maior montadora de caminhões no Brasil, com pouco mais de 17 mil unidades vendidas, é a Ford. Em quarto lugar está a Volvo (10.558 unidades), em quinto aparece a Iveco (8.152 unidades), em sexto a Scania (7.637), a Agrale (448) e a International (191).

No geral, os licenciamentos em 2011 subiram 15%, todas as categorias de caminhões cresceram. Assim como nos números da produção, os semipesados lideraram o crescimento com 26,6%.

As vendas de pesados subiram 8,1% e a menor alta ficou com os médios, 1,1%. Em termos de crescimento percentual sobre as vendas do ano passado a Iveco está à frente com alta de 40,5%, seguida pela Volvo com 26% e a MAN com 22,7%. A Scania recuou 10,5% em comparação com os resultados do ano passado.

Ônibus e automóveis

Na categoria para transporte de passageiros (incluindo chassis), as vendas consolidadas do semestre também avançaram, 21,4% com quase 19 mil unidades.

As líderes de mercado continuaram sendo a a Mercedes e a MAN, que dominam quase 80% desse mercado. Novamente, a Iveco apresentou o maior crescimento deste segmento com alta de 216% ao vender 795 unidades contra as 251 do mesmo período do ano anterior.

Já em automóveis, a produção de julho foi de 307,2 mil carros, alta de 5,7%. No consolidado do ano, a alta alcançou 4,3% na comparação entre aos sete meses de 2011 ante 2010. Os licenciamentos, por sua vez, avançaram 8,6% nessa mesma base de comparação.

A Volkswagen, que perdeu a liderança de mercado em junho continua no segundo lugar com 334.761 carros vendidos, esse número representa 22,37% do mercado de automóveis fabricados no país.

A Fiat, presidida por Bellini, manteve o primeiro posto em unidades vendidas com 342.309 unidades, que representam 22,87% do mercado.

Em terceiro lugar está a GM com 298.209 veículos e em quarto a Ford quase 141 mil unidades novas comercializadas. No total, foram vendidas 1,496 milhão de unidades no ano de 2011.

Emplacamentos

A outra associação do setor automotivo, a Fenabrave, que representa as concessionárias, havia divulgado dois dias antes o seu balanço do mês passado. Somente em caminhões foram comercializadas 15.533 unidades em julho, contra as 14.769 no mês anterior. Essa evolução representa uma alta de 5,17%.

Comparando o acumulado de janeiro a julho de 2011 (quando foram negociados 98.356 veículos) com o mesmo período de 2010 (85.446 unidades), o segmento apresentou evolução de 15,11%, portanto, em linha com o aumento dos licenciamentos informados pela Anfavea.

No segmento de ônibus, as vendas evoluíram 3,81% de junho para julho, passando de 2.628 unidades para 2.728 no período. Na comparação entre os acumulados de 2011 e 2010, o setor cresceu 21,69%, saltando de 15.695 unidades em 2010 para 19.099 de janeiro a julho de 2011.

No geral, segundo a Fenabrave, os emplacamentos do setor automotivo (automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motos, implementos rodoviários e outros veículos como carretinhas de transporte de jet sky, motos, etc.) apresentaram estabilidade de junho para julho.

Foram negociadas 483.651 unidades em julho, ante 482.849 unidades em junho, num pequeno acréscimo de 0,17%. Já comparando o acumulado de janeiro a julho de 2011 com o mesmo período de 2010, o volume de veículos saltou de 2.962.877 unidades para 3.232.929, numa alta de 9,11%.


Fonte: Agência T1


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