Confira as últimas notícias sobre a Transal e o mercado de transportes.

22/07/2010

Petrolíferas criam fundo de US$ 1 bi para vazamentos

O plano envolve as empresas Exxon Mobil, Chevron, ConocoPhillips e Shell.

Quatro petrolíferas prometem se unir em um fundo de US$ 1 bilhão para montar um sistema de controle de vazamentos de petróleo nas águas do golfo do México.

O esforço, segundo o "New York Times", almeja convencer os EUA a liberar as perfurações no golfo -o governo Obama impôs veto de seis meses nas prospecções por conta do vazamento do poço Macondo, explorado pela BP, que expôs o despreparo do setor para lidar com extensos derrames.

O plano deve ser anunciado hoje e envolve Exxon Mobil, Chevron, ConocoPhillips e Shell, mas será aberto a qualquer companhia envolvida em prospecção de petróleo no golfo, incluindo a BP.

Segundo documento divulgado ontem, o fundo será usado inicialmente para construir equipamentos submersos de contenção, que operarão a até 3.000 metros de profundidade para capturar até 15,9 milhões de litros de petróleo por dia.

As petrolíferas formarão uma organização sem fins lucrativos chamada Marine Well Contained Company para operar e manter o sistema.

A explosão no poço Macondo, em 20 de abril, causou o maior vazamento de petróleo da história dos EUA. Enquanto uma tempestade tropical ameaça o trabalho de contenção, a BP fez ontem um túnel que, diz, ajudará a cimentar o poço danificado.


Fonte: Canal do Transporte


Outras notícias