Confira as últimas notícias sobre a Transal e o mercado de transportes.

01/07/2011

Passagens de ônibus interestaduais e internacionais ficam mais caras a partir desta sexta-feira

Tarifas podem ter reajuste de até 5,017%; aumento não será repassado na íntegra

As passagens de ônibus interestaduais e internacionais passam a fica mais caras a partir desta sexta-feira (1º). O reajuste anunciado pelo governo federal na semana passada, por meio da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), autoriza aumento dos valores em até 5,017%.

Entretanto, o percentual de reajuste não será aplicado na íntegra pelas empresas transportadoras. Isso porque a resolução determina que esse percentual seja aplicado apenas sobre os coeficientes tarifários de cada serviço. Para o ônibus convencional com sanitário, por exemplo, o coeficiente é de 0,12. Já para os ônibus do tipo leito com ar-condicionado, o coeficiente é de 0,28.

Para a formação de preço da passagem, o coeficiente tarifário é multiplicado pelos quilômetros que serão rodados. Além disso, fazem parte da formação de preço das passagens de ônibus a taxa de embarque do terminal, a cobrança do ICMS e os custos com pedágio.

A justificativa da ANTT para o reajuste é que dessa forma é possível \"manter o equilíbrio econômico-financeiro das empresas permissionárias do transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros\".


Fonte: R7


Outras notícias