Confira as últimas notícias sobre a Transal e o mercado de transportes.

31/01/2017

Nova passarela da BR-101 Sul recebe trabalhos finais, em Tubarão (SC)

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC) faz nesta terça-feira, 24, os trabalhos finais nas rampas e acessos para liberação da passarela construída no km 344 da BR-101 Sul catarinense. Toda a estrutura está completa e operacional

A passarela é a terceira construção dentro da travessia urbana de Tubarão, medindo 250,7 metros de extensão, contando do início da rampa da rua lateral direita até o final da rampa, na rua lateral direita. O lote de obras prevê a construção de quatro passagens elevadas para pedestres entre o km 326, em Capivari de Baixo – já liberada em 2016, ao km 341,5, no bairro São Cristóvão, em Tubarão.


A travessia urbana de Tubarão é a maior densidade populacional que as obras de expansão da BR-101 transpõem. Palhoça (SC) e Osório (RS) também são grandes aglomerados, mas, as pistas duplicadas não cortam totalmente o perímetro urbano. Com a liberação de mais uma passarela, os pedestres passam a ter maior disponibilidade de espaços para cruzar o fluxo da rodovia, sem ficarem expostos ao tráfego de veículos sobre as faixas de rolagem.


As passarelas são equipamentos de segurança exclusivos para se transpor as oito faixas de rolamento. São as últimas obras especiais a serem executadas, pois é necessário que o alargamento da rodovia esteja totalmente concluído. Além das passagens inferiores, os viadutos liberados no segmento são locais de travessia para pedestres, desde que respeitado o espaço destinado aos veículos. Em todos os aglomerados urbanos junto à BR-101 Sul, há equipamentos de segurança como passagens inferiores para pedestres, passarelas, calçadas e faixas para garantir a segurança e conforto das pessoas que circulam a pé. Do km 300 ao km 465 estão liberadas 25 passagens inferiores para pedestres (PIPs) e 16 passarelas.


Fonte: BR 101 Sul


Outras notícias