Confira as últimas notícias sobre a Transal e o mercado de transportes.

05/09/2008

Lula diz que riqueza do pré-sal ficará no Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, ao cortar o primeiro aço que marca o início da construção de navios para reformulação da frota da Transpetro, braço de transportes da Petrobras, que o petróleo do pré-sal será refinado no Brasil porque não há a intenção do governo em "gerar riqueza para outros países". A declaração foi feita nesta sexta-feira no estaleiro Atlântico Sul, em Ipojuca, Estado de Pernambuco.

"A dois dias antes de a gente comemorar a independência do País, eu fico pensando: esse estaleiro é um movimento de consciência do Brasil", disse Lula. "O Brasil vive o seu mais extraordinário momento", completou.

O presidente afirmou que comprar plataformas e navios no exterior seriam mais baratos para a Petrobras, mas que a produção no País gera mais empregos. "Não temos o direito de jogar nenhuma oportunidade fora", disse.

Os navios que serão produzidos para a Transpetro fazem parte Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef), que está incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Segundo o governo, a iniciativa deve gerar cerca de 40 mil empregos diretos e 120 mil indiretos em suas duas etapas.

O projeto prevê, na primeira fase, a construção de 26 navios, entre petroleiros e gaseiros, com um investimento de US$ 2,5 bilhões. Na segunda etapa serão construídos outros 23 navios, informou a Petrobras.

"Meu medo é que a Petrobras crie um problema internacional. De tanto cavar buraco, e cada vez mais fundo, uma hora ela vai trazer um japonês. E nós vamos ter que resolver um problema diplomático", brincou Lula.



Fonte: Portal de Notícias Terra


Outras notícias