Confira as últimas notícias sobre a Transal e o mercado de transportes.

03/10/2013

Livro mostra ações que estimulam a segurança no trânsito

Para mostrar exemplos bem sucedidos, o especialista J. Pedro Corrêa lança o livro “Cultura de Segurança no Trânsito – Casos brasileiros”, com o patrocínio da Volvo

O que é preciso para criar cultura de segurança no trânsito no Brasil?  Para o especialista e consultor de segurança no trânsito, J. Pedro Corrêa, é necessário comprometimento para colocar em prática um plano de ação com objetivos concretos e de longo prazo, a exemplo do que fazem os países desenvolvidos.

De acordo com o especialista, sem uma cultura de educação nesta área, o Brasil terá dificuldades de se inserir como efetiva liderança mundial. “Para um país que quer crescer e ter lugar de destaque entre as maiores economias do mundo, é absolutamente indispensável ter um trânsito organizado e seguro”, afirma J. Pedro Corrêa.

Para mostrar exemplos bem sucedidos de disseminação da cultura de segurança no trânsito, o especialista está lançando o livro “Cultura de Segurança no Trânsito – Casos brasileiros”, com o patrocínio da Volvo, por meio da Lei Federal de Incentivo a Cultura.

O livro reúne dezenas de cases que tiveram resultados efetivos para a melhoria e disseminação da cultura de segurança no trânsito. 

Dividido em sete capítulos -arte, conhecimento, cultura, governo, informação, setor privado e sociedade – apresenta boas práticas de governos e grandes empresas, além de iniciativas individuais.

O objetivo do livro é apresentar exemplos que sirvam de inspiração e até mesmo possam ser copiados.  “A qualidade da educação no Brasil ainda deixa a desejar. Nos falta civismo e respeito, e isso reflete diretamente no trânsito. Portanto, acredito que é fundamental disseminar práticas que estimulem a cultura da segurança no trânsito para diminuir a distância que nos separa dos países desenvolvidos. Temos um longo caminho pela frente, mas, na minha opinião, o país está pronto para essa virada”, diz o autor.

Os cases retratados no livro foram selecionados e tem como proposta reconhecer e dar visibilidade a iniciativas da sociedade que contribuem para um trânsito mais seguro.


Fonte: Carga Pesada


Outras notícias