Confira as últimas notícias sobre a Transal e o mercado de transportes.

01/09/2009

Iveco lança o 1º caminhão leve elétrico no Brasil.

Veículo chega como proposta da empresa, em conjunto com a Itaipu Binacional, para reduzir as emissões de poluentes no mercado de caminhões .

Segundo estudos da Itaipu Binacional, se os padrões de crescimento para a indústria de veículos continuarem na mesma escala que a atual, a China deverá ter sozinha 1,1 bilhão de carros em 2031, o que exigirá 99 milhões de barris de petróleo por dia.

Por isso, existe hoje a necessidade de reestruturar a economia global, com a adoção de fontes renováveis de energia, em detrimento do consumo abundante de combustíveis fósseis - derivados do petróleo, um dos grandes causadores do fenômeno conhecido como aquecimento global.

Empresas do mundo todo estimam que a matriz energética sustentada nos combustíveis fósseis está com os dias contados, pois companhias mundiais têm apostado em programas de desenvolvimento de veículos elétricos com o objetivo de fornecer fontes de energia não-poluentes que gerem melhor qualidade de vida às cidades.

 

Dentro deste conceito, a Iveco e a Itaipu Binacional apresentaram na última sexta-feira, 28, em Foz do Iguaçu, no Paraná, o Daily Elétrico. Segundo a fabricante, o modelo é o primeiro caminhão do Brasil movido à energia 100% limpa e renovável.

Para tornar real o projeto do caminhão elétrico, as companhias escolheram o Iveco Daily 55C com entre eixos de 3.750 mm, considerado ideal para o transporte de cargas e passageiros. Com cabine-dupla, a versão elétrica passa a ser chamada de Daily 55C/E.

Desenvolvido em parceria pela Iveco e a Itaipu, o Daily Elétrico traz à tona a possibilidade de exploração da energia elétrica no transporte de grande porte, possibilitando a redução das emissões de carbono. O modelo será inserido em primeira mão no mercado latino-americano.


De acordo com a fabricante, a configuração escolhida para o veículo é muito utilizada por empresas distribuidoras de energia, como a Eletrobrás, ANDE, Copel, Cemig e Light, que são parceiras do projeto. Ainda conforme revelou a empresa, indústrias do setor de distribuição e de alimentos, no Brasil e na Argentina, já demonstraram interesse pelo veículo.

Ainda em fase de desenvolvimento, o Daily já tem uma versão pronta e outra unidade deve ser lançada no início de 2010. Porém, a Iveco não divulgou os valores de comercialização. Produzido em uma linha de montagem exclusiva, na usina de Itaipu (onde hoje já é montado o Fiat Palio Elétrico), o Daily Elétrico passará por testes e, posteriormente, será fabricado em um lote especial para a comercialização entre os parceiros de desenvolvimento e clientes pré-selecionados, informou a Iveco.

O primogênito elétrico da Iveco no Brasil é equipado com três baterias Zebra, tem autonomia de 100 quilômetros com carga máxima e chega a 70 quilômetros por hora de velocidade máxima. Entretanto, sem carga pode alcançar 85 quilômetros por hora, afirmou a montadora.

Podendo ser empregada em qualquer versão do Daily - chassi-cabine, furgão ou chassi de ônibus – a tecnologia elétrica da Iveco tem tempo de recarga da bateria de oito horas.

 


Fonte: Redação Webtranspo


Outras notícias