Confira as últimas notícias sobre a Transal e o mercado de transportes.

16/04/2019

Feriado de Páscoa 2019: 10 ideias de destinos para Semana Santa

Está pensando em fazer uma viagem interessante no feriado de Páscoa?

Falo aqui de uma das datas mais esperadas do ano, pois é o momento de dar uma parada na correria do trabalho, prestar homenagens religiosas (caso sua crença viva essa data) e, claro, comer muito chocolate!

Para escolher o destino da viagem, é importante definir primeiro o que você deseja, pois o leque de opções é muito variado e conta com belas praias, lugares históricos, patrimônios naturais e lugares mais frios e elegantes.

Neste artigo, preparei um guia com 10 destinos incríveis que podem fazer o seu feriado inesquecível. As informações passam pelas características do local, os pontos turísticos a se visitar e as melhores formas de se chegar. Escolha a cidade turística que mais combina com você e boa viagem!

Lugares para passar o feriado de Páscoa
-Praias de Florianópolis
-Ouro Preto
-Paraty
-Bonito
-Chapada Diamantina
-Trancoso
-Lençóis maranhenses
-Recife
-Montevidéu

Praias de Florianópolis
Abro a lista com um destino excelente para quem deseja curtir o feriado na praia. Apesar de a Páscoa em 2019 ser em abril (já com um mês de outono), a temperatura varia entre 19 e 29 graus, proporcionando um clima agradável para aproveitar o mar. Inclusive, veja onde ficar em Florianópolis (em breve) para aproveitar as praias.

Como principais praias de Floripa, em Santa Catarina, destaco primeiramente as do Leste, como a Praia Mole (onde acontecem as principais festas, Lagoinha, Joaquina e a Praia do Ingleses; no Campeche e na Baía Norte você também encontrará bastante movimento.

Caso se hospede no centro, saiba que, apesar de estar próximo a rodoviária e do aeroporto, ficará a cerca de 30 minutos de carro das principais praias; um hotel ou pousada na região da Lagoa da Conceição te deixará bem localizado entre os dois pontos. No artigo Roteiro em Florianópolis (em breve), você saberá bem dividir o tempo entre os pontos turísticos da cidade.


Ouro Preto
Se você já conhece Ouro Preto, em Minas Gerais, certamente deseja voltar e se ainda não conhece essa uma grande oportunidade. Aqui, se encontra muito da cultura brasileira, com todo o charme da arquitetura barroca, obras de arte, a juventude dos diversos universitários que lá moram em repúblicas e, claro, a culinária mineiro.

No centro histórico estão os principais pontos turísticos, como o Museu de Aleijadinho, o Museu da Inconfidência, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, a Igreja de São Francisco de Assis e o Parque Estadual de Itacolomi. Há muito o que fazer em Ouro Preto.

Para chegar em Ouro Preto, você pode desembarcar em Confins, que fica a 142 km de distância ou então ir direto caso vá de carro ou ônibus; o centro da cidade fica a 96 km do centro de Belo Horizonte. E veja onde ficar em Ouro Preto.


Paraty
Se você deseja o contato com o mar e ainda conhecer uma cidade colonial com muita história, eis uma ótima opção no Rio de Janeiro. Não faltam aqui opções de belas praias para relaxar no feriadão, como a Praia do Sono, Praia do Cachadaço, Praia do Jabaquara e Praia do Pontal; lembrando que em abril as chuvas ficam raras na região e o clima bem ameno.

Fora as belezas litorâneas, outros pontos turísticos valem a pena ser visitados, como a casa da Cultura de Paraty, a Pedra que Engole, a Cachoeira do tobogã e o Parque Nacional Serra da Bocaína.

Como estou falando de uma época que costuma ter muitos turistas na cidade, programe sua viagem com antecedência, inclusive as reservas dos hotéis em Paraty.

Para chegar a Paraty via avião, tanto faz desembarcar em São Paulo ou no Rio de Janeiro, pois a distância é praticamente a mesma (cerca de 4h de carro); é possível também pegar um ônibus direto para Paraty, saindo destas duas capitais.


Bonito
No Centro-Oeste do Brasil, mais especificamente no Mato Grosso do Sul, está localizado o principal pólo do ecoturismo no Brasil. Bonito possuí belezas naturais inigualáveis por conta da formações rochosa e indico está época do ano como a ideal para a visita, pois não está muito calor e o clima fica bem agradável. Confira todos os pontos turísticos de Bonito.

O principal ponto turístico de Bonito é a Gruta Azul, onde é possível nadar e praticar diversas atividades; conheça também o Abismo Anhumas, o Aquário natural e a Serra da Bodoquena. À noite, presencie a luminosa Praça da Liberdade aproveite para experimentar a culinária local, com destaque para a carne de jacaré.

Localizado a 300 km da capital, este destino paradisíaco possuí um aeroporto de raros voos e que funciona somente de quinta a domingo; o recomendado é alugar um carro no aeroporto de Campo Grande e pegar a estrada na BR-062.


Chapada Diamantina
Quem disse que o turismo na Bahia se resume ao carnaval de Salvador e as altas temporadas de Porto Seguro? Falo aqui de um dos principais patrimônios naturais, que merece ser visitado; prepare-se para fazer belas caminhadas, rodeadas de um visual inesquecível.

Aqui, você irá se deparar com cavernas, grutas, cachoeiras e piscinas naturais. Os lugares mais visitados são: Parque Estadual da Diamantina, Morro do Pai Inácio, Gruta Torrinha, Gruta Lapa Doce e Cachoeira Poço do Diabo.

Para chegar na Chapada Diamantina, é necessário desembarcar na cidade de Lençóis, que fica a 430 km de Salvador. O jeito mais fácil é pegar um avião na capital baiana e fazer um voo doméstico até o aeroporto local; caso queira pegar um ônibus da rodoviária de Salvador, a viagem dura cerca de 6h30.


Trancoso
Ainda na Bahia, agora falo para quem deseja desfrutar de uma das principais regiões praianas do Brasil. Distrito de Porto Seguro, Trancoso te dá a sensação de estar em uma vila distante do resto do mundo, onde é possível relaxar e curtir a natureza; com exceção à sexta-feira santa, a previsão é de sol no restante do feriado.

Dentre as principais atrações estão, obviamente, as praias (principalmente a Praia dos Nativos) com pouco movimento e muita natureza (sem contar as praias desertas, como a Patimirim); não deixe de passar muitas horas também no Quadrado de Trancoso, uma bela área com vegetação e casinhas coloridas. Saiba de todos os pontos turísticos de Trancoso.

Para chegar em Trancoso, o mais recomendado é pegar um voo até Porto Seguro; chegando lá escolha entre viajar de carro (78 km) ou de balsa (45 km). Caso você deseja ir de Salvador a viagem de carro é bem longa em um percurso de 600 km.


Lençóis maranhenses
Falo agora de um dos destinos mais explorados pelos turistas que viajam até o nordeste atualmente. Os Lençóis maranhenses apresentam um cenário de relevo surpreendente, mesclado entre dunas de areia e lagoas, proporcionando um visual inesquecível. Confira um roteiro pelos Lençóis Maranhenses.

O principal local a se conhecer é o Parque Nacional dos lençóis Maranhenses, onde todo este paraíso é conservado. Visite também o Circuito Lagoa Azul em barreirinhas, conheça as lagoas de Atins e caminhe ao redor da Lagoa da Emendadas em Santo Amaro.

Para chegar neste destino incrível, saiba que ele está ao nordeste do maranhão, a cerca de 250 km da capital São Luís; os voos fretados até Barrerinhas são caros, então quando desembarcar no Aeroporto Marechal Cunha Machado, aconselho que pegue o ônibus que vai direto até os Lençóis.


Recife
Conhecida como a “Veneza Brasileira”, falo aqui de uma capitais brasileiras mais visitas por turistas em todos os meses do ano: Recife. O principal ponto de concentração dos visitantes é a Praia de Boa Viagem, região aliás onde estão os principais hotéis. Para isso, veja onde ficar em Recife.

Para essa época, especificamente, indico a você o espetáculo de Nova Jerusalém, mais conhecido como “Paixão de Cristo”; trata-se de uma incrível encenação teatral reproduzindo relatos importantes da ressureição de Jesus Cristo segundo a Bíblia e interpretada por vários atores famosos.

Para chegar ao Teatro Nova Jerusalém, localizado em Brejo da Madre de Deus, a melhor maneira é desembarcar em recife e pegar a estrada via BR-232, o que levará cerca de 2h40, tanto a partir do centro como da Praia de Boa Viagem ou agenda uma excursão até Nova Jerusalém saindo de Recife. Bem prático.


Montevidéu
Fecho a nossa lista com um destino incrível na América do Sul, ainda mais nessa época do ano de março, onde a temperatura começa a baixar e a noite chega a cerca de 14 graus. A capital do Uruguai é muito charmosa e tem um certo “ar de cidade europeia” pela forma como a cidade é bem organizada.

Dentre os principais pontos turísticos, destaco a Praça da Independência, a praia Pocitos, o palácio Salvo, a Cidade Velha, o Castillo Pittamiglio e o Mercado del Puerto. Aprecie também um bom vinho local e o legítimo churrasco uruguaio ou a tradicional Parrillada; se a sua religião não permite comer carne na sexta feira da paixão, aconselho experimentar as pizzas daqui, que são feitas sem queijo.

Para chegar a montevidéu de avião é tranquilo, mas para quem está no Rio Grande do Sul, próximo à fronteira, também é possível ir de carro (de Pelotas, por exemplo, são 530 km). Confira 5 passeios imperdíveis em Montevidéu.


Fonte: Quero Viajar Mais