Confira as últimas notícias sobre a Transal e o mercado de transportes.

29/02/2008

Estrada irregular é fechada no Sul

Decisão é do procurador da República, que vê danos ambientais em área protegida.

Uma estrada irregular aberta há três meses no morro do Balneário Itapirubá, nos limites de Laguna e Imbituba, no Sul do Estado, foi fechada pela prefeitura de Imbituba. A interdição atende uma determinação do procurador da República Celso Três, que aponta a ocorrência de sérios danos ambientes na área de preservação permanente.

O acesso clandestino foi aberto a partir de uma rua sem saída na base do morro, uma das principais atrações turísticas do local, e incluída nos limites da área de preservação ambiental (APA) da baleia franca. Na parte mais alta, é possível avistar um cenário onde estão as praias das partes Norte e Sul do balneário.

Para chegar ao mirante, era preciso seguir por uma trilha concluída entre 15 ou 20 minutos. Porém, no início do verão, os visitantes começaram a dividir o caminho com veículos beneficiados pela estrada. O responsável pela obra é desconhecido das autoridades.

O procurador Celso Três recomendou a prefeitura de Imbituba a interdição para evitar futuros problemas de urbanismo. " Uma estrada assim logo permite o início de ocupação habitacional irregular e desorganizada. Além disso, a passagem constante de veículos já começava a provocar erosões no solo", alerta o procurador.

Segundo determinação de Três, a Celesc e Polícia Ambiental também devem promover uma fiscalização para, se necessário, remover as construções irregulares mais recentes.



Fonte: Diário Catarinense


Outras notícias