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06/12/2013

Escavações no túnel do Morro do Formigão já chegaram aos 108 metros

A remoção de rochas, por detonação de explosivos, para construção do túnel de transposição do Morro do Formigão, em Tubarão, ultrapassou os cem metros de escavação. O empreendimento está localizado entre o KM 337,8 ao KM 338,7 do trecho Sul da BR-101.

Os trabalhos de construção foram iniciados em fevereiro, pelo emboque Sul, com trabalhos de remoção da vegetação rasteira e corte dos taludes na face do Morro do Formigão. Esse trabalho de reforço da encosta com aplicação de concreto e tirantes de metal levou ao início posterior nas escavações do emboque Sul. Hoje, esta frente de trabalho avançou 23 metros.

O emboque Norte tem o maior avanço, com 85 metros escavados. As detonações de explosivos para escavação de rochas foram iniciadas nessa frente de obras, no dia 27 de abril, para abrir espaço aos equipamentos e trabalhadores. As detonações de abril a agosto serviram para dar espaço aos equipamentos e trabalhadores prepararem a frente de obras, o acesso de serviço e o local de construção de Centro de Comando e Operações (CCO). A primeira detonação diretamente no caminho do emboque Norte aconteceu em setembro.

O consórcio realiza nove detonações de explosivos semanalmente, nos dois emboques em construção. O processo é iniciado com a perfuração da parede de rochas, deixando abertos os furos onde são instalados os explosivos. Todo o processo de perfuração é realizada por equipamento hidráulico, semelhante a escavadeira, com braços mecânicos onde estão instaladas lanças perfuratrizes.

Após a detonação, seguem a remoção do sedimento e a retirada de alguma ponta de rocha não extraída. No teto são instalados tirantes (barras) de metal, com 4,5 metros de comprimento, para reforço. Quando finalizada a aplicação de concreto por hidrojateamento nas paredes e teto, inicia-se nova série de furos, recomeçando o ciclo de escavação.

O avanço das escavações no túnel de transposição do Morro do Formigão será feita em duas etapas. A primeira, em execução, vai retirar a calota superior e dar forma ao teto e paredes. A segunda etapa vai rebaixar a galeria a nível de pista


Fonte: Engeplus


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