Confira as últimas notícias sobre a Transal e o mercado de transportes.

18/11/2008

Cresce poluição de países ricos

A emissão de gases poluentes nos países industrializados cresceu na primeira metade desta década, informou a agência da Organização das Nações Unidas (ONU) que monitora os sintomas a mudança climática na Terra. De acordo com anúncio feito na segunda-feira pelos especialistas internacionais, os países ricos poluíram 2,3% mais entre 2000 e 2006, mesmo com os repetidos alertas dos cientistas sobre o risco dos efeitos dos gases poluentes sobre o planeta.

Conforme um porta-voz da ONU, os países desenvolvidos precisam entrar em ação rapidamente para começar a evitar o impacto mais grave da mudança climática. No mês que vem, os representantes de dezenas de países discutirão o tema num encontro na Polônia. A negociação anual organizada pela ONU é cercada da expectativa de que as nações ricas e emergentes finalmente entrem em acordo e consigam estabelecer algum tipo de protocolo para combater o aquecimento.

Os números divulgados nesta semana, entretanto, não deixam muita margem para perspectivas positivas. Segundo os cientistas consultados pelas Nações Unidas, os países que mais aumentaram sua emissão de poluentes foram os ex-integrantes do bloco soviético e o Canadá. Em 2006, último ano da medição, houve uma queda de 0,1%, mas a ONU considera a variação estatisticamente insignificante. O Canadá subiu seus números em 21% desde 1990.


Fonte: Veja Online


Outras notícias