Confira as últimas notícias sobre a Transal e o mercado de transportes.

22/02/2008

CMS sobre transporte de cargas cresce

O setor de transporte rodoviário de cargas no Estado registrou crescimento na receita com ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) de 22,6% em 2007 (comparação com 2006). Os dados são da Secretaria de Estado da Fazenda. De acordo com o presidente do Transcares, José Antônio Fiorot, a receita produzida pelas empresas desse ramo no ano passado foi de R$ 51.238.000,00.

Do total de R$ 118.209.000,00 recolhidos por todos os modais de transporte, o caminhão respondeu sozinho por 43,34% dos recursos destinados aos cofres do Estado.

Para Fiorot, o bom desempenho na receita do setor foi impulsionado pelo movimento de importação de mercadorias. O câmbio favorável e os incentivos oferecidos pelo sistema Fundap (Fundo para o Desenvolvimento das Atividades Portuárias) empurraram a arrecadação do tributo.

?Mais de 90% das mercadorias importadas que chegam de navio ao Estado seguem, depois, na carroceria de caminhões para abastecer São Paulo, Rio de Janeiro e outros Estados, onde ficam os compradores?, esclarece.

Desde 2005, a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) informa a arrecadação de tributos por modais, graças a um sistema implantado na Gerência de Arrecadação e Informática (Geari). Assim, é possível fazer uma avaliação mais precisa do desempenho de cada setor. Nesses dados apresentados já estão descontadas multa e juros.



Fonte: ABTC


Outras notícias