Confira as últimas notícias sobre a Transal e o mercado de transportes.

05/07/2015

BR-101: segurança precisa ser considerada, afirma PRF

A abertura do tráfego no Túnel do Morro do Formigão segue causando polêmica. Depois da Polícia Rodoviária Federal divulgar, na quinta-feira, que o trânsito por dentro do túnel seria liberado hoje, o Dnit emitiu nota na sexta-feira apontando que a liberaçã


O chefe da delegacia da PRF de Tubarão, Wilmen Vieira, afirmou que por algum motivo o Dnit cancelou o serviço que seria executado, possibilitando a liberação do túnel. Segundo Wilmen, a PRF informou a liberação do túnel publicamente porque, na quarta-feira, teve uma reunião com o engenheiro chefe do Dnit em Tubarão para acertar a abertura do túnel.

“Definimos que o asfalto seria feito no domingo e a finalização da sinalização, com posterior abertura do túnel na segunda. Ele ficou de me confirmar no dia seguinte para iniciarmos a divulgação. Dado o “ok” do Dnit iniciou-se a divulgação, que foi feita na quinta-feira. Na sexta-feira, quando fiquei sabendo desta nota do Dnit informando que não seria feita a liberação, comecei a tentar descobrir o que estava acontecendo”, conta Wilmen. 

Foi somente então que ele foi informado de que o trânsito não será liberado hoje. “Lamentável. Teremos duas importantes obras prontas e o trânsito não liberado. No final de semana já foram duas mortes na ponte de Cabeçudas. Quantas mais terão que acontecer para entenderem que isso não pode ser assim?”, argumenta.

Wilmen salienta, ainda, que as faixas e tachas (olho de gato) que já foram instaladas no acesso da Ponte de Laguna estão trazendo confusão ao trânsito no local e aumentando muito o risco de acidente, o que intensifica a importância de que o trânsito seja liberado no local logo que a obra seja finalizada.


Testes de carga

O Dnit iniciou no sábado os testes de carga na Ponte Anita Garibaldi. Os trabalhos serão realizados até a próxima quarta-feira, segundo informações do órgão. Para os testes, foram instalados junto aos cabos de sustentação da ponte sensores para medir a força e a frequência da estrutura. 

Um caminhão carregado com 45 toneladas estaciona em diferentes pontos da ponte, onde as medições são feitas por um grupo de engenheiros. Em princípio, esta seria a última etapa antes da finalização da ponte. 

A inauguração da estrutura, porém, deve esperar mais um pouco. Na semana passada, segundo o prefeito Everaldo dos Santos, a própria presidente Dilma Rousseff disse a ele que a inauguração será marcada entre os dias 13 e 17 de julho e que ela pretende estar no evento.


Fonte: Diário do Sul


Outras notícias