Transal - Transportadora Salvan Ltda

Login: Senha:

Acessibilidade  |  RSS

(48) 3411-1000
transal@transaltransportes.com.br

Viaje Bem

A Transal disponibiliza à você dicas para fazer uma viagem com segurança e tranqüilidade.


Viajar Bem e Barato

Viajar Bem e Barato

Você sabia que há maneiras de economizar na sua viagem de forma bem simples, sem precisar sacrificar o seu conforto? Estas dicas são fáceis de adotar e, ao segui-las, você vai notar como pequenas soluções podem baratear viagens de carro. Além disso, economizando numa viagem você tem a chance de colocar o pé na estrada mais vezes, sem prejudicar o seu orçamento.

1. Economize com a gasolina
Os valores são fixos nos postos, entretanto há maneiras de fazer o seu carro consumir menos e diminuir o número de reabastecimentos. É vital saber o que levar na mala, pois ao encher o bagageiro você estará aumentando o peso do veículo e isso vai refletir no combustível. A lógica é a seguinte: quanto mais pesado o carro, mais aceleração você usará e, logo, maior queima de combustível. Para obter a velocidade necessária, você acaba acelerando mais do que deveria, se estivesse num carro mais leve. A porcentagem de rendimento não melhora absurdamente, mas este detalhe vai refletir depois no seu bolso.

2. Ligue o ar condicionado
O mito do carro consumir mais por estar com o ar condicionado ligado e janelas fechadas foi desvendado. Estudos foram realizados para saber em qual situação o carro sofre menor resistência aerodinâmica, se com a janela aberta ou fechada. Foi constatado que em velocidades superiores a 60km/h o ar condicionado não influencia tanto na potência do motor, pois o arraste aerodinâmico de um carro em constante velocidade com as janelas fechadas é menor. Resumindo: com as janelas fechadas seu carro diminuiu o atrito com o ar e, assim, não precisa aumentar a potência do motor,  gerando uma economia de combustível.

3. Lave o carro!

Isso pode até soar um pouco bizarro, mas a sujeira na lataria acaba influenciando no arraste aerodinâmico. Dessa forma, o motor precisa aumentar a potência e, consequentemente, há gasto com combustível. Imagine da seguinte forma: o vento bate na lataria do carro e cria resistência, havendo a necessidade de potência maior; quanto menos zonas de contato existir, melhor o desempenho.  Por isso, lave bem o carro e depois o encere para que a superfície possa deixar o vento passar sem nenhuma interferência.

4. Mantenha velocidade constante

Ficar diminuindo e aumentando a velocidade só piora os seus gastos. Procure conservar sempre uma velocidade constante e, se possível, fique na marcha mais alta. Manter rotações muito baixas pode prejudicar a vida útil do motor. E também não estique as marchas sem precisão. A velocidade ideal para economia é 80 km/h; acima disso, o carro tem um consumo muito maior.

4. Horário ideal

Os congestionamentos, além de estressarem, também encarecem a sua viagem. Ficar muito tempo parado e com o motor ligado só aumenta o consumo e o seu dinheiro vai voando pela janela a cada minuto. Os horários a serem evitados são no começo da manhã, entre às 6h00 e 8h00, e final da tarde, das 17h às 19 horas. O pior dia para viajar é sexta-feira.

Viram como é fácil? São pequenas soluções que parecem não ter muito retorno, mas ao serem colocadas em prática podem gerar uma economia que fará a diferença no seu bolso.


Fonte: Rentcars



Voltar