Transal - Transportadora Salvan Ltda

Login: Senha:

Acessibilidade  |  RSS

(48) 3411-1000
transal@transaltransportes.com.br

Viaje Bem

A Transal disponibiliza à você dicas para fazer uma viagem com segurança e tranqüilidade.


Faça uma viagem tranquila

Faça uma viagem tranquila

Pequenas coisas que evitam dores de cabeça durante a viagem

Roteiro de férias definido, carro revisado, malas prontas. Tudo pronto para embarcar. Se você quer fazer uma viagem ainda mais tranqüila, vale a pena conferir a lista que preparamos. São coisas simples, que podem ser feitas com facilidade, mas são capazes de prevenir pequenos e grandes incômodos.


Planeje o percurso

Não custa nada checar se o trajeto para chegar ao destino ainda é o mesmo. Guias on-line como o Google Maps são gratuitos e fáceis de serem utilizados. De quebra, você ainda pode descobrir uma rota mais curta ? ou agradável.


Horário

Evite os horários nos quais o sol está próximo à linha do horizonte, seja no início do dia ou ao final da tarde. A luz direta dificulta a visão, compromete a noção de distância e profundidade, e desconcentra o motorista. Pode também causar dores de cabeça aos fotossensíveis. Leve sempre um par de óculos escuros. Planeje seu horário também pensando na rota até a estrada. Poucas coisas são mais incômodas que começar uma viagem com um engarrafamento.


Documentação

Muitos se lembram das taxas e impostos do automóvel, mas e a validade da habilitação? É um detalhe que pode passar despercebido e encerrar a viagem no caso de uma blitz.


Se você nunca trocou o pneu do seu carro, vale a pena conferir como funciona o macaco e onde ele deve ser instalado ? normalmente estas instruções estão no manual ou no próprio macaco. Não deixe para aprender isso na estrada. Uma toalha e uma capa de chuva podem ser a sua salvação, se a troca precisar ser feita sob condições torrenciais.


Repouso

Cuidado com baladas na véspera, mesmo as moderadas. O organismo demora para digerir o álcool e a qualidade do sono tende a ser pior. A viagem pode se tornar uma tortura se você não estiver bem descansado ? sem mencionar a perigosa perda de reflexos e a sonolência.


Alimentação

Tome um café da manhã reforçado, sem exagerar na quantidade. Frutas e fibras são bem-vindas. Nas refeições feitas na estrada, cuidado com produtos derivados de maionese, leite, ou alimentos que você não está acostumado a comer. Barras de cereais são valiosas para enganar o estômago de maneira rápida, sem sujar as mãos ou o carro.


Música

A maioria das rádios deixa de funcionar em um raio inferior a 100 quilômetros da cidade. Levar uma coletânea de suas bandas favoritas é uma boa maneira de combater o tédio ou de entrar numa roubada musical.


Dinheiro

Leve sempre um dinheiro extra, mais que o necessário para pedágios. Aquele restaurante ou posto de gasolina no meio do interior pode não aceitar a bandeira do seu cartão ou só trabalhar com cheque e dinheiro vivo. Deixe o dinheiro dos pedágios preparado no console, assim você ajuda o trânsito nas paradas e reduz o seu tempo de viagem.


Higiene

Um saco de vômito pode ser a salvação de seu carro no caso de um passageiro se sentir enjoado. Levar um rolo de papel higiênico também não é má idéia ? nunca se sabe onde uma parada emergencial precisará ser feita. Um pano seco pode ajudar a limpar suas mãos se você precisar trocar um pneu na estrada. Para lavá-las, use o esguicho do pára-brisa como paliativo.


Flanela e spray anti-embaçante

Essa vale mais para os carros sem ar-condicionado. Guiar sob chuva já requer cuidados extras, fazê-lo sem visibilidade representa um perigo exponencial.


Acostamento

Se você precisar parar por algum motivo, muito cuidado com os carros de trás ao reduzir a velocidade, e atente ao degrau existente entre o acostamento e a via. É fácil perder o controle do carro ali. Segure firme o volante, pois a direção tende a esterçar sozinha no degrau.


Pausas

Não queira cobrir todo o trajeto de uma vez. Mesmo em viagens curtas, uma simples parada para se espreguiçar e ir ao banheiro oxigena o corpo, estimula a circulação e renova as energias. São cinco minutos que deixam a viagem mais agradável e que combatem a sonolência. Nos trajetos longos, vença o orgulho e alterne a direção com outros motoristas. Dirigir por muito tempo reduz a percepção espacial e os reflexos, mesmo quando se está sem sono.


Fonte: Quatro Rodas



Voltar