Transal - Transportadora Salvan Ltda

Login: Senha:

Acessibilidade  |  RSS

(48) 3411-1000
transal@transaltransportes.com.br

Viaje Bem

A Transal disponibiliza à você dicas para fazer uma viagem com segurança e tranqüilidade.


Estradas espetaculares: Serra Gaúcha

Estradas espetaculares: Serra Gaúcha

Esse mês de Outubro, mais uma sugestão de estradas que valem a pena colocar o pé na estrada. A Serra Gaúcha tem um charme único que vale a pena conferir.

Conhecer Porto Alegre serve como boa introdução ao jeito gaúcho de ser e ponto inicial do roteiro rodoviário Serra Gaúcha. Ao caminhar pelas margens do Rio Guaíba ou pelo movimentado Centro, você entra em contato com tradições, sotaques e até palavras que só existem no Rio Grande do Sul. Uma vez adaptado ao estado, é hora de subir a serra.

A dica é pegar a rota mais bonita, pela BR-116. Os primeiros 55 km são duplicados, atravessando o Vale do Rio dos Sinos. A partir de Estância Velha, a pista passa a ser simples e inicia-se, de fato, a subida. A cada curva ou quilômetro vencido, simpáticas cidadezinhas vão sendo deixadas para trás. No alto da serra, Nova Petrópolis é uma ótima parada para o almoço. Colhendo os louros da colonização alemã, a cidade concentra as melhores casas de café colonial do país (a maioria funciona de quarta a domingo). Após devorar bolos, chás e afins, nada como fazer a digestão tentando achar a saída do Labirinto Verde, feito de arbustos, numa praça da cidade.

Seguindo viagem pela BR-116, há um trecho de descida de 11 km, seguido por uma subida de 19 km, que leva a Caxias do Sul. Contorne a Perimetral Oeste e entre na Rodovia RS-122, sentido Farroupilha, em direção a Bento Gonçalves.

Estabelecido em um hotel, intercale as visitas às vinícolas de Bento e da vizinha Garibaldi com o passeio de maria-fumaça. Para chegar ao outro lado da serra, haverá uma nova passagem por Caxias do Sul. Aproveite para, agora sim, conhecer o Centro e almoçar em uma das típicas casas de galeto.

O próximo destino serão as partes mais altas da serra. No povoado de Tainhas, siga pela RS-020, que passa por Cambará do Sul. Tenha cuidado quando for viAsitar os belíssimos cânions do Itaimbezinho e da Fortaleza: as estradas de acesso ficam bem ruins em dias de chuva. Somente 50 km separam Cambará de São José dos Ausentes, mas apenas 6 km são pavimentados. São José tem as maiores altitudes e as mais baixas temperaturas do Rio Grande do Sul. É hora de começar o caminho de volta.

Siga pela RS-020 até São Francisco de Paula. Em 40 minutos chega-se a Canela. Daí para Gramado é um pulo: meros 8 km em uma avenida duplicada, com o Vale do Quilombo à esquerda. Com dia claro, a vista que se tem do mirante é belíssima. Depois de estofar o estômago de fondues e divertir-se com as inusitadas atrações das duas cidades, é o momento de voltar para a capital. No meio do caminho para Porto Alegre, vale uma parada no tranquilo templo budista localizado em três Coroas.


Fonte: Viaje Aqui


Fotos:

Nova Petrópolis - RS
Diversas vinícolas
Estrada cheia de charme


Voltar