Transal - Transportadora Salvan Ltda

Login: Senha:

Acessibilidade  |  RSS

(48) 3411-1000
transal@transaltransportes.com.br

Viaje Bem

A Transal disponibiliza à você dicas para fazer uma viagem com segurança e tranqüilidade.


Dicas para viajar bem e evitar o enjoo.

Dicas para viajar bem e evitar o enjoo.

Algumas pessoas quando estão organizando uma viagem ficam empolgadas, porém tensas ao mesmo tempo, ao pensar nos enjoos que irão sentir e que podem transformar a tão sonhada viagem em um desastre.

Náuseas, enjoos e até vômitos podem atingir as pessoas mais sensíveis à cinetose – um tipo de labirintopatia que pode ocorrer quando o corpo está parado e o entorno está em movimento ou o inverso. “O cérebro fica confuso com as informações conflitantes entre o labirinto e a visão. Essa confusão pode provocar tontura, náusea, vômito e desconforto físico”, explica o otorrinolaringologista Ektor Tsuneo Onishi. A cinetose pode ocorrer em qualquer fase da vida e é mais incidente em mulheres e crianças.
Saiba que não há necessidade de se privar de nenhuma atividade por conta da cinetose, basta se prevenir. “Normalmente, quem sofre desse problema já passou por situações semelhantes e sabe que tem grande possibilidade de passar mal durante uma viagem, independente do meio de transporte utilizado. Assim, é recomendável fazer um tratamento preventivo para evitar o distúrbio”, aconselha o especialista.

O tratamento com um antiemético – isto é, um medicamento que alivia os sintomas relacionados ao enjoo, às náuseas e aos vômitos – deve começar alguns dias antes da viagem e terminar alguns dias depois, para evitar o “mal de desembarque” – uma sensação desconfortável que ocorre, principalmente, em quem faz viagens de navios, mesmo após o termino da viagem. Ah, mas aqui vale um aviso, o medicamento pode provocar diferentes níveis de sonolência, é importante conversar com o médico sobre essa questão.

O QUE FAZER PARA EVITAR O MAL-ESTAR DURANTE A VIAGEM?

• Mantenha os olhos fixos em um ponto imóvel no horizonte.
• Evite olhar objetos ou situações em movimento como as ondas do mar.
• Não fique muito tempo em jejum e cuidado com as dietas radicais. Procure ter uma alimentação balanceada, comendo a cada três horas.
• Aumente a ingestão de água: beba pelo menos seis copos por dia.
• Evite ingerir café, doces ou alimentos muito gordurosos.
• Fique em locais bem ventilados.
• Evite comer muito antes de se expor a situações estimulantes (barco, brinquedos de diversão, simuladores, viagem de carro, etc.).
• Evite bebidas alcoólicas durante essa exposição.
• Evite contato com cheiros fortes (do motor da embarcação, do escapamento do carro, de cigarro).
• Tente se posicionar em região próxima ao meio da embarcação, onde balança menos.


Fonte: Blog Maria



Voltar